Quando a insegurança nos impede de ver o nosso verdadeiro valor
- Jessica Ferreira Vieira de Lacerda
- 25 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
É essencial entender que a insegurança é uma emoção humana, comum a todos, em maior ou menor grau. Afinal, somos seres em constante evolução, enfrentando desafios, descobrindo nossos limites e aprendendo com nossos erros.
Ela pode surgir em diversos contextos - nos relacionamentos, no trabalho, nas escolhas que fazemos e até mesmo na forma como nos enxergamos.
A insegurança muitas vezes emerge quando nos comparamos aos outros, quando nos sentimos incapazes ou quando tememos o julgamento e a rejeição.

Olhamos para as conquistas e habilidades dos outros e questionamos se somos bons o suficiente. Permitindo que a nossa voz interior crítica tome conta e nos concentremos nas nossas fraquezas, falhas e imperfeições.
Esquecemos que cada um de nós tem um caminho único, cheio de experiências, aprendizados e características individuais.
E é quando ela pode nos impedir de ver o nosso verdadeiro valor.
Na Terapia de Aceitação e Compromisso, abordagem da psicologia relacionada às Terapias Cognitivo Comportamentais, aprendemos a adotar uma perspectiva diferente em relação à insegurança. Em vez de lutar contra esses pensamentos e emoções, somos encorajados a aceitá-los como parte de nossa experiência humana. Reconhecemos que todos nós temos momentos de insegurança e que isso é normal.
Ao adotar essa perspectiva, percebemos que a insegurança não precisa nos paralisar. Podemos aprender a enfrentar nossos medos e agir em direção a uma vida rica e satisfatória, mesmo na presença da incerteza. É um processo desafiador, mas transformador.
Embora a insegurança possa ser desconfortável, ela não define quem somos. Podemos experienciar a insegurança e, ao mesmo tempo, agir em direção aos nossos valores. Dar pequenos passos, um de cada vez, reconhecendo que tudo bem a insegurança estar presente, mas que ela não precisa nos dominar.
Lembre-se de que cada pessoa tem sua própria jornada, logo comparar-se com os padrões dos outros não é muito justo, não é?
Você não está sozinho nessa jornada. Se necessário, procure o apoio de um profissional. A insegurança não é um obstáculo intransponível. É uma oportunidade para crescer, aprender e desenvolver uma relação mais saudável com você mesmo.
__________________________________________________________________________________
Estou aqui para apoiá-lo(a) nessa jornada de autoconhecimento e transformação. Entre em contato, clique no link abaixo e saiba mais sobre como funciona a psicoterapia.
Comments