O que é e como funciona a Terapia de Aceitação e Compromisso?
- Jessica Ferreira Vieira de Lacerda
- 16 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
A Terapia de Aceitação e Compromisso (em inglês, Acceptance and Commitment Therapy - ACT) é uma abordagem psicoterapêutica que faz parte das Terapias Cognitivo Comportamentais Contextuais.
A Terapia de Aceitação e Compromisso visa ajudar as pessoas a desenvolver uma relação mais saudável com seus pensamentos e sentimentos, a encontrar clareza em relação aos seus valores pessoais e a agir de acordo com esses valores, mesmo quando enfrentam desafios. Isso pode levar a uma maior flexibilidade psicológica e a uma melhoria na qualidade de vida.
A ACT foi desenvolvida por Steven C. Hayes na década de 1980 e se baseia em algumas premissas centrais. Segue abaixo estas premissas e um exemplo resumido de como podem se aplicar no processo psicoterapêutico.
Aceitação: O terapeuta ajuda o paciente a entender a importância da aceitação, encorajando-o a permitir que pensamentos, emoções e sensações desconfortáveis ocorram, em vez de lutar contra eles. Isso envolve desenvolver uma atitude de curiosidade e abertura em relação às experiências internas, o que pode reduzir o sofrimento emocional associado.
Desfusão Cognitiva: O terapeuta ajuda o paciente a identificar e questionar seus padrões de pensamentos negativos. A desfusão cognitiva envolve aprender a perceber os pensamentos como eventos mentais, em vez de verdades absolutas. O paciente aprende a não se identificar completamente com seus pensamentos e a diminuir o poder que eles exercem sobre suas emoções.
Atenção Plena (Mindfulness) e Conscientização: O terapeuta ensina o paciente a desenvolver a atenção plena, permitindo que ele observe seus pensamentos, emoções e sensações físicas de forma não julgadora. Isso ajuda a pessoa a criar uma distância saudável em relação aos pensamentos negativos e a estar mais presente no momento atual.

Eu Observador: O terapeuta ajuda o paciente a cultivar um "eu observador" que possa notar os pensamentos, emoções e sensações sem se identificar completamente com eles. Isso promove a compreensão de que eles não são seus pensamentos, mas sim a consciência que os percebe.
Identificação de Valores Pessoais: O terapeuta ajuda o cliente a identificar seus valores pessoais e significativos. Isso envolve descobrir o que é realmente importante e significativo para a pessoa em várias áreas da vida, como relacionamentos, carreira, saúde, etc.
Compromisso com Valores: Com base nos valores identificados, o terapeuta ajuda o cliente a estabelecer metas e compromissos com ações específicas que estão alinhadas com esses valores. Isso envolve uma ação orientada por escolhas mais conscientes.
O processo terapêutico envolve:
Avaliação inicial: compreendendo as queixas e motivações do paciente, suas preocupações, desafios, estado mental e emocional, objetivos e etc. Para se entender o curso do tratamento e intervenções.
Planos de Ação: a terapia ACT geralmente inclui exercícios práticos que podem ser feitos fora das sessões terapêuticas. Durante as sessões e entre elas o terapeuta pode usar exercícios práticos, metáforas e exemplos para ajudar o cliente a aplicá-los em sua vida cotidiana. O Paciente é encorajado a praticar as habilidades aprendidas na vida cotidiana.
Integração e Continuidade: à medida que a terapia progride, o objetivo é que o paciente possa continuar aplicando essas abordagens por conta própria, mesmo após o término das sessões terapêuticas.
Acompanhamento, Feedback e Avaliação contínuos: ao longo do processo terapêutico, o terapeuta e o paciente revisam regularmente o progresso, ajustam metas e estratégias conforme necessário e exploram as mudanças observadas na forma como o paciente lida com seus desafios.
A psicoterapia com a abordagem da ACT é um processo colaborativo entre o terapeuta e o cliente, visando capacitar o paciente a desenvolver habilidades para lidar com seus pensamentos e emoções de maneira mais saudável e flexível e a viver de acordo com seus valores, mesmo em face de dificuldades.
Cada sessão é adaptada às necessidades individuais do paciente, e a terapia busca promover uma vida mais plena e significativa, alinhada com o que é verdadeiramente importante para a pessoa.
É importante ressaltar que a ACT não se trata de eliminar emoções negativas, tendo em vista ser algo impossível, mas sim de mudar a relação com elas e usá-las como um guia para ações construtivas.
Gostaria de entender melhor como funciona a Terapia de Aceitação e Compromisso e como poderia te ajudar? Entre em contato, clique no link abaixo e saiba mais. Estou aqui para apoiá-lo(a) nessa jornada de autoconhecimento e transformação.
Comments