top of page

O que eu posso fazer por mim?

Atualizado: 5 de fev. de 2023

Talvez você não tenha falado a coisa certa em algum momento como sempre espera que fale, ou talvez algo não saiu como esperava ou você tenha cometido um erro.


Talvez não tenha atingido aquela meta na qual tanto se dedicou ou talvez tenha atingido mas acha que não foi o suficiente.


Talvez esteja se sentindo esgotado(a) e sobrecarregado(a) por ter uma rotina intensa com uma lista gigante de coisas para fazer, muitas dessas por não ter conseguido dizer não ou por não pedir ajuda.


Como você se relaciona consigo mesmo nessas situações?


Parece ser tão mais fácil a gente ser compassivo com o outro, não é? Somos expert em dar o melhor conselho, em ser otimista com um amigo querido, mas quando se trata da gente a coisa complica. A vozinha interna diz que não somos o suficiente, que se algo não deu certo nada dá certo pra mim e que tudo tem que ser perfeito, tenho que dar conta de tudo para ser aceito(a).


Muitos desses pensamentos vem de crenças que aprendemos no decorrer das nossas experiências, são naturais e podemos também aprender novas formas de enxergá-las caso seja doloroso/difícil de viver. Tem uma frase do Marshal Rosenberg que gosto bastante que é: por trás de todo comportamento existe uma necessidade.


Você já parou para refletir quais são as suas frente à autocobrança excessiva, a aprovação constante das pessoas, o estresse por querer dar conta de tudo, a ansiedade por se comparar com os outros ou quaisquer outras situações que esteja sendo difícil para você?


Te convido a olhar com mais curiosidade e gentileza para si, se dê esse momento e pergunte-se: Está sendo bem difícil agora, do que eu preciso? Qual necessidade minha não está sendo atendida? O que posso fazer por mim nesse momento?


Gosto de como essa pergunta abre espaço para o autoconhecimento, autocuidado e autocompaixão. Um super combo que você pode fortalecer no seu dia a dia e cultivar mais bem estar. Se estiver sendo mais desafiador lidar com isso, a psicoterapia pode te ajudar.


Fez sentido por aí? Quais as formas que você tem fortalecido esse super combo? Compartilhar comigo :)

 

Como posso lhe ajudar?

Para dúvidas e agendamentos de psicoterapia entre em contato no link abaixo.


Comments


Copyright © 2025  Jessica Ferreira. Todos os direitos reservados.

bottom of page